O Que é Design de Interiores? Como Estudar, Salário e Mais!

O designer de interiores é responsável por transformar espaços internos, alinhando estética, funcionalidade e conforto. Ele analisa as necessidades e desejos dos clientes, elabora projetos personalizados, seleciona materiais, cores e mobiliário, e coordena a execução desses projetos. Por meio do uso criativo de elementos decorativos e arquitetônicos, o profissional otimiza a utilização do espaço, promovendo ambientes harmoniosos e práticos.

Onde atua um Design de Interiores

No mais esse profissional também faz a criação, desenho e design de mobília e outros objetos decorativos e de ambientação, tudo seguindo normas técnicas e proporcionando harmonia ao ambiente, conforto, ergonomia. Ademais, o Designer de Interiores realiza o acompanhamento da obra para que a mesma possa ser entregue dentro do cronograma estabelecido e dentro do orçamento planejado. O conhecimento teórico fornece a base necessária para o aluno realizar as atividades práticas do curso e atender os seus futuros clientes.

Decoração

Ele é bem focado no que faz um designer de interiores, ou seja, na prática profissional. Outro aspecto indispensável para esclarecer o que faz um designer de interiores é saber mais sobre a sua formação acadêmica. De fato, para exercer essa profissão, é preciso preparo com estudos específicos. Desse modo, após a graduação, aposte em pós-graduações que vão somar ao seu currículo e fazer de você um profissional bem-sucedido. Para isso, ele segue normas técnicas relacionadas a fatores como luz, ergonomia, acústica e temperatura, trabalhando com foco na necessidade do cliente e entregando o resultado esperado por meio de projetos específicos. Com o IPOG, você investe em conhecimento e ganha um diferencial competitivo no mercado por agregar técnicas e tendências para aplicação em projetos.

Design de móveis e mobílias

A data remete à importância da atuação do profissional para a formulação de espaços e ambientes esteticamente estruturados. Estar antenado com a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos e materiais, além de técnicas de decoração e construção é outra atribuição do profissional que atua com Design de Interiores. Outra habilidade importante é saber escutar o cliente e entender suas necessidades.

O que faz um designer de interiores?

Ele precisa pensar nos gostos pessoais de quem frequenta aquele local, além de considerar a harmonia entre os objetos. Deve também otimizar o espaço, especialmente em construções mais modernas, que tendem a ser menores. Com este artigo, você descobriu o que faz um designer de interiores, quais são as suas principais áreas de atuação e como se formar na área e ser um profissional de sucesso. Já o tecnólogo é mais enxuto, pois o objetivo é permitir que o profissional ingresse de maneira mais rápida no mercado de trabalho. Então, os alunos têm como foco a elaboração do projeto, realizando também pesquisas sobre texturas, cores, tendências de comportamentos, entre outros assuntos. No primeiro caso, os alunos têm cerca de quatro anos de estudo, enquanto o segundo apresenta apenas dois e o terceiro somente um.

Este curso de 10 meses oferece uma formação abrangente para sua atuação como um designer profissional. Domine todos os aspectos do Design de Interiores, Iluminação, Paisagismo e adquira noções avançadas dos principais softwares do mercado para criar projetos residenciais e comerciais Design de Interiores incríveis. Eles podem trabalhar em uma ampla gama de projetos, incluindo residências, escritórios, lojas, restaurantes, hotéis, espaços públicos e muito mais. Muitas pessoas que pensam em trabalhar como designers e atuar na decoração de espaços internos têm essa dúvida.

A grade curricular dos cursos a distância contempla os mesmos nichos de matérias e a formação profissional tem a mesma qualidade. Os cursos bacharelado são menos comuns no Brasil e têm duração média de quatro anos. A grade curricular inclui matérias típicas da graduação em Arquitetura e Urbanismo. De modo geral, esse é o profissional responsável por cuidar da área interna de residências, veículos, comércios, indústrias, ambientes corporativos e muito mais. Conheça a pós-graduação em Design de Interiores ou algum de nossos cursos de curta duração do IPOG. Por exemplo, a Casa Cor é uma das principais freiras sobre arquitetura e design de interiores.

É uma alternativa para quem fez cursos como arquitetura e urbanismo ou engenharia civil. O aluno que investiu nessas áreas e se identificou mais com as disciplinas de Design pode focar sua carreira nisso. Já na área da decoração, o profissional faz o planejamento do ambiente com foco na estética e no aspecto visual, então busca trazer harmonia às peças e aos móveis conforme o que o cliente precisa e deseja. Com o projeto, é possível elaborar orçamentos, escolher cores, materiais e tamanhos. Para facilitar a visualização, é comum que os profissionais também utilizem recursos 3D.

É o que oferece um curso de Tecnologia em Design de Interiores, como o da Unigranrio. A remuneração deste profissional irá diferenciar muitíssimo de acordo com a localidade, projetos, qualificação e experiência. Pode parecer simples, mas existe um imenso estudo por trás que identifica as boas práticas para conseguir sensações positivas por meio da decoração. Com duração de no mínimo 800 horas, o curso técnico de design de interiores pode levar de 1 a 2 anos. No post Quanto ganha um designer de interiores e como se destacar no mercado comparamos alguns dos principais sites de emprego brasileiros para você ter uma noção. O interessante é que o design de interiores é uma das áreas que mais se desenvolveram nos últimos tempos e ainda tem muito para ascender.

Cursos de curta duração são interessantes para atualizar suas habilidades, mas você também pode contar com um curso mais longo e que dará um título de pós-graduado, como a especialização em design de interiores. Se você é designer e quer saber como investir mais na sua profissão, este texto é para você. Confira aqui as possibilidades de atuação, as formas de se manter competitivo no mercado e as principais dicas para se desenvolver. Utilizando conhecimentos que misturam noções de composição de imagens, cores e elementos decorativos, o designer de interiores é um profissional com amplas oportunidades quando se trata da área de atuação.

Esta entrada foi publicada em Aprenda. Adicione o link permanente aos seus favoritos.