No século XX, período das guerras descomunais, da invenção de novos inimigos para uma humanidade dividida, o todo, de fato, se perdeu. O iluminismo e seu projeto universalizante alcançaram o limiar da incredulidade, e, em seu lugar, a razão instrumental, prevista por Weber como inerente a um tipo de ação social, passou a predominar como a égide mantenedora de uma nova ordem. Os possíveis vínculos entre o cinema e a educação se multiplicam a cada momento, a cada nova iniciativa ou projeto que os coloca em diálogo. Fundamentalmente, trata-se de um gesto de criação que promove novas relações entre as coisas, pessoas, lugares e épocas. De fato, o cinema nos oferece uma janela pela qual podemos nos assomar ao mundo para ver o que está lá fora, distante do espaço ou no tempo, para ver o que não conseguimos ver com nossos próprios olhos de modo direto. Para o desenvolvimento deste projeto de pesquisa e extensão, as ações básicas foram e estão sendo desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Sparta de Souza, a qual apresenta baixos resultados no último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Em festa do cinema brasileiro, Lula anunciará medidas para o setor audiovisual
Ele forma a identidade do brasileiro porque seu caráter engajado evidencia a situação do país e representa uma face importante de representatividade. Muitas vezes, a indústria cinematográfica é criticada por perpetuar estereótipos e preconceitos, bem como por sua falta de diversidade e representatividade. É importante que a indústria cinematográfica trabalhe para promover uma maior inclusão e representatividade, permitindo que todas as vozes sejam ouvidas.
Evento exibiu produções cinematográficas alagoanas no auditório do Museu da Imagem e do Som de Alagoas
Essas primeiras películas demoravam apenas alguns segundos, mas foram ficando longas com o passar do tempo. Na primeira década do século XX, o cinema começou a se popularizar, e muitos estúdios cinematográficos foram criados, principalmente na região de Hollywood, nos Estados Unidos. Além dos impactos educacionais e acadêmicos, também existem muitos efeitos psicológicos positivos que os filmes podem ter nas crianças.
Imagens em movimento
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia em comemoração ao Dia Nacional do Cinema Brasileiro, nesta quarta-feira, 19 de junho, no Rio de Janeiro. O Governo Federal prevê neste ano o maior investimento da história do setor audiovisual, de R$ 1,6 bilhão. O montante será destinado à produção de filmes e séries brasileiras, com o objetivo de fortalecer a presença do conteúdo audiovisual nacional tanto no mercado interno quanto no mercado global. O governo federal anunciará, nesta quarta-feira (19), novas medidas de estímulo ao setor audiovisual. O anúncio será feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante cerimônia de comemoração dos 126 anos do cinema brasileiro, data alusiva ao dia 19 de junho de 1898, quando o italiano radicado no Brasil, Afonso Segreto, registrou as primeiras imagens cinematográficas no país. Com sessões educativas, o evento exibiu curtas-metragens de produtores alagoanos como alunos de graduação e outros artistas que buscaram apresentar para o público presente a importância de resgatar a história cinematográfica do estado.
Contudo, a sua recorrência institui de maneira pouco aprofundada uma intertextualidade que, de outro modo, poderia ser mais enriquecedora para ambos os lados, à medida que a forma do filme fosse entendida como um dado essencial da sua compleição discursiva. Este novo fator promoveria não apenas a habitual problematização do conteúdo, mas, também, a problematização da própria discursividade, isto é, da forma fílmica, do cinema como tal. Esse projeto de extensão articulou em sua metodologia de trabalho ações a serem desenvolvidas na integra com a participação dos alunos bolsistas, o qual conta com a supervisão dos professores coordenadores.
Nulificado no todo, o indivíduo torna-se, por seu próprio desejo, massa, processo fundamental para a consolidação da indústria cultural, que se funda exatamente nesse processo de perda do indivíduo e de constituição da massa que partilha o interesse, o desfrute e o gozo pela mesma mercadoria. O gênero cinematográfico instrumentaliza a reprodução dos comportamentos culturais dentro de um conjunto de valores socioculturais e linguísticos, atuando como um artefato cultural de ordem simbólica que contribui para a consolidação do imaginário contemporâneo. A digitalização reduziu os custos de produção, tornando mais acessível para cineastas independentes realizarem seus próprios filmes. O marco fundamental na história do cinema é considerado a primeira exibição pública de filmes pelos irmãos Lumière em Paris, em 28 de dezembro de 1895.
Além disso, estimular nos alunos, por meio da apresentação de filmes, a observação, a capacidade de julgamento, a sensibilidade e a experiência estética. Como forma de registrar (registar) acontecimentos ou de narrar histórias, o cinema é considerado uma arte, denominada sétima arte, desde a publicação, em 1911, do Manifesto das Sete Artes do teórico italiano Ricciotto Canudo. Seu maior êxito foi a o flime “Viagem à Lua”, de 1902, onde adaptou a célebre obra de Júlio Verne para o cinema. Desta maneira, o invento dos irmãos franceses superou os concorrentes e transformou-se no aparelho preferido daqueles que desejavam registrar imagens em movimento. As sombras sempre exerceram fascínio nos seres humanos, o que rendeu inclusive a criação do teatro de sombras.
A principal característica do cinema é a capacidade de registrar e projetar imagens em movimento. De acordo com suas características, é comum distinguir entre cinema comercial (que visa captar a atenção do público de massas), cinema de autor (focado nas decisões do diretor) e cinema experimental (com pouca ou nenhuma estrutura narrativa), entre outros. O cinema também pode ser uma Filmes Online HD forma de escapismo, permitindo que as pessoas se desconectem temporariamente das pressões do mundo real. Filmes como “Star Wars” e “Senhor dos Anéis” criam mundos imaginários que permitem que as pessoas escapem do estresse e ansiedade do mundo real e sejam transportadas para outras realidades. O cinema pode ser uma forma de alívio do estresse e uma forma de cuidar da saúde mental.
Lula destacou o seu apreço pelo audiovisual brasileiro e reforçou que o governo criará condições para que os artistas tenham oportunidades de desenvolver os seus projetos, que geram milhares de empregos. Reafirmamos a potência do nosso cinema e a importância das políticas públicas para indução desse setor”, afirmou. A previsão é a de que o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) invista R$ 1,6 bilhão para a produção de filmes e séries brasileiras neste ano, um valor recorde e 23% superior ao registrado em 2023 (R$ 1,3 bilhão). A Agência Nacional do Cinema (Ancine) terá a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento da lei, com a exibição dos filmes de forma proporcional durante o ano. O percentual mínimo aumentará sempre que houver a exibição de um mesmo título, de qualquer nacionalidade.
Dessa maneira, o projeto de pesquisa e extensão articulou sua metodologia para que as ações estipuladas pudessem ser desenvolvidas na integra com a participação dos alunos bolsistas, e com a supervisão dos professores coordenadores. Alice Guy Blaché foi uma cineasta francesa que revolucionou o cinema narrativo a partir do final do século XIX. Blaché foi roteirista e dirigiu e atuou em quase mil produções, destacando-se no cinema narrativo ficcional. Ela foi uma das pioneiras nos efeitos especiais, manipulando imagens e usando em seus filmes técnicas de ilusionistas. Também foi pioneira em sincronizar áudios gravados com as imagens apresentadas no filme. Para a produção de um filme, existem diversas etapas, como produção do roteiro, elaboração dos cenários, figurinos, músicas, filmagens, edição de áudio, de vídeo, entre outras.
O filme mais famoso dos irmãos Lumiére mostra um homem que rega sua plantação, quando uma criança pisa na mangueira, impedindo o fluxo de água. O homem observa o bico da mangueira sem água, a criança retira o pé e a água esguicha no rosto do homem. Cópias do filme foram vendidas, tornando esse o primeiro filme mundialmente conhecido.
