Elas voltaram a surgir durante a época do renascentismo italiano e, já no iluminismo começou a se proliferar pela Europa Ocidental, se tornando presente em países como Espanha, Portugal e França. Mas foi apenas por volta de 1957 que as academias tomaram o formato que conhecemos hoje. A partir dos estudos do médico suéco dr. Jonas Gustav Vilhelm Zander foi comprovado que seria possível curar dores e doenças através da utilização de aparelhos e máquinas no momento de se exercitar. Para contornar o problema da falta de motivação, é fundamental que a academia incentive os alunos a continuarem com seus projetos. É preciso dar um passo de cada vez, e o primeiro deles é traçar metas realistas. Pesquisadores brasileiros acompanharam, durante dez anos, mais de cinco mil pessoas em uma academia no Rio de Janeiro.
Exercício para afinar a cintura: treinos imbatíveis para alcançar o objetivo
No meio do texto trago, sim, uma reflexão sobre a relação entre a obesidade e a inatividade física, conceitos básicos que a própria OMS traz e reforça ano após ano. Contudo, em nenhum desses esportes pode-se trabalhar os músculos de maneira isolada, o que pode ser uma desvantagem especialmente para quem tem necessidades específicas como tratamento de lesões por exemplo. E além do mais, na maioria das academias do Brasil hoje são ofertadas aulas para além das salas de aeróbica e musculação bem como as danças e as lutas citadas acima. Os idosos também devem praticar a mesma quantidade de horas de atividades por semana.
Benefícios da academia pela tarde
E tanto mulheres quanto homens iniciantes na atividade física encontram na academia uma supervisão importante e essencial que, obviamente, não há para quem treina sozinho na rua. Sim, nós, profissionais da educação física (muitas vezes vistos por outras profissões como simples “jogadores de bola”), somos essenciais no conceito mais básico da prevenção de problemas de saúde. Agora posso dizer sobre o que já sabemos, com anos de pesquisas Como ser Fitness e milhares de artigos. “Ah, Paola, mas é possível fazer atividade física fora da academia.” Claro que é! Mas a academia traz algumas coisas que nem sempre encontramos ao treinar na rua. Outro fator que também pode ser determinante no aumento do preço de uma academia é a quantidade de professores disponíveis para auxiliar os alunos nas salas com os exercícios, montagem de séries, avaliação física e correção e postura por exemplo.
‘Estoque músculos’ e coma bem para ter qualidade de vida ao envelhecer
O Next Fit permite o envio de mensagens personalizadas e a interação com os colegas da academia pela timeline do aplicativo. Além de liberar dopamina e ajudar na cadência de treino, músicas ritmadas podem aumentar em pelo menos 15% o desempenho aeróbico, como mostrou reportagem da Veja. E, como foi dito antes, nem sempre o espelho mostra as pequenas evoluções do aluno. Ao ajudá-lo a enxergar a transformação, você pode mantê-lo motivado a continuar buscando o objetivo final.
Para se ter uma ideia, o Brasil está em segundo lugar do mundo no setor de academias, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo a Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), há mais de 33 mil estabelecimentos do segmento espalhadas pelo país. Estes são alguns fatores que podem fazer com que seu treino seja muito mais eficiente e seguro. Mas vale ressaltar, que cada caso precisa de uma análise específica, feita por um nutricionista esportivo.
Já para as crianças e adolescentes, a recomendação é de 60 minutos de atividade aeróbica. Então, se você quer cuidar do corpo e da mente, acompanhe este material para conhecer todos os benefícios da academia para a saúde. Condicionamento físico e melhora do sistema cardiorespiratório, enrijecimento muscular, perda calórica, correção da postura e relaxamento. A musculação melhora o condicionamento cardiorrespiratório, diminui a quantidade de gordura, auxilia o emagrecimento, diminui o risco de diabetes, aumenta a autonomia em idosos e garante mais disposição física.
Mas também existem desvantagens em fazer atividade física em uma academia, como por exemplo as comparações com o processo de evolução de outros alunos ou o fato de que para se ter um personal trainer é preciso pagar além da inscrição. Há muito a ser ponderado, mas felizmente o lado positivo é muito maior que o negativo. Se você quer saber mais sobre, nós escrevemos um artigo inteiro sobre os prós e contras de frequentar uma academia, não deixe de conferir. Nós sabemos que exercitar o corpo é fundamental para nossa saúde, mas existem diversas formas de praticar atividades físicas sem precisar estar inscrito(a) em uma academia. Para contextualizar um pouco, as academias, ou salas de esporte, são locais públicos onde as pessoas podem se exercitar e existem desde a Grécia antiga.
A acessibilidade também é um instrumento necessário para a eliminação das barreiras sociais, que impedem o exercício de direitos por parte das pessoas com deficiência. É através da acessibilidade que todos podem e devem se inserir na sociedade em suas diversas áreas, como educação, trabalho, lazer etc. Os ganhos de condicionamento físico, fortalecimento da musculatura e desempenho são os pontos mais importantes para a reabilitação e adaptação física de pessoas com dificuldades de locomoção, por exemplo. Para atingir objetivos específicos, o primeiro passo é visualizar onde você quer chegar. Divertir-se e relaxar são duas razões completamente legítimas para ir a academia. Portanto, ter isso em mente torna os exercícios não só divertidos, mas também estimulantes.
Os exercícios fortalecem o assoalho pélvico e o abdômen, o que melhora as condições do parto e evita complicações e o risco de natimortalidade, e a incontinência urinária. Além disso, acelera a recuperação pós-parto e, inclusive, evita a depressão pós-parto. Os benefícios da ginástica de academia têm um impacto muito grande na vida adulta. Quando a prática é iniciada desde cedo, as chances de adultos sofrerem com doenças é muito menor, como hipertensão, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de cânceres. Além do que, até esse período já houve um acúmulo de energia proveniente das refeições, o que melhora a resistência ao longo dos exercícios, tanto para o emagrecimento quanto para a hipertrofia muscular.
Seu negócio disponibiliza outras modalidades como zumba, funcional ou yoga? Essa pode ser uma boa estratégia para motivar alunos para a academia, já que nem todo mundo gosta de musculação — e tem gente que treina só porque precisa. Até aqui, você certamente já entendeu a importância da motivação dos alunos para o seu negócio. Afinal, é ela que garante que os objetivos do aluno sejam alcançados, promovendo satisfação com o serviço prestado pela sua academia.
Quase sempre, quando se contrata um personal para auxiliar nas atividades físicas, ele mesmo leva os equipamentos necessários para os exercícios que você fará. Além disso, existem os equipamentos em praças públicas e praias espalhados por grande parte do Brasil e, por incrível que pareça, também é possível treinar usando apenas o peso do próprio corpo. Nós todos sabemos que os exercícios físicos são fundamentais para nossa saúde, corpo e mente.
E a saúde mental também é um grande motivo para adultos realizarem alguma atividade física. A rotina corrida, as contas da casa e as obrigações do dia a dia são muito estressantes. Mas, por outro lado, o desempenho é mais baixo em exercícios de resistência, que demandam muita energia. E pessoas que têm problemas para dormir devem realizar atividades físicas de 2 a 3 horas antes de se deitarem, para que o nível de adrenalina abaixe até a hora de dormir e não prejudique a indução do sono. O comportamento sedentário é a causa de 4 a 5 milhões de mortes por ano, que poderiam ser facilmente evitadas apenas com a prática de atividades físicas. Praticar atividades físicas tem um impacto muito positivo em diversas áreas da vida e para pessoas de todas as idades.
