O que é um produto vegano? Conheça os benefícios!

E você sabe por que, muitas vezes, o selo cruelty free traz a imagem de um coelho? Esses animais são símbolos, porque são muito utilizados para testes de produtos, por terem baixo custo, fácil manejo e serem sensíveis a testes que medem potencial alérgico ou tóxico de produtos. Embora eficientes nos tratamentos, sua utilização contraria a filosofia de quem prefere não usar produtos advindos de animais. A boa notícia é que já existem diversas substâncias sintéticas, com efeitos parecidos, mas que não envolvem extração de materiais de origem animal.

comments on “Qual a diferença entre cosméticos veganos, naturais e cruelty free?”

Quando a dúvida está entre optar por produtos veganos ou não veganos, você pode até achar que não haverá muita diferença, mas tem sim! Ter conhecimento de todos os produtos que você está consumindo é transformador. Por isso, um dos primeiros motivos para passar a consumir produtos veganos é a transparência. Produtos veganos são todos aqueles livres de ingredientes de origem animal e que não são testados em animais, conhecidos com “cruelty free”. Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre esse assunto ou queira saber ainda mais sobre cosméticos veganos, cruelty free e naturais, é só deixar um comentário ou mandar uma mensagem através das redes sociais.

Vegano, natural, orgânico e cruelty-free: qual a diferença?

A indústria tradicional utiliza diversos corantes, conservantes, solventes e fragrâncias para criar seus cosméticos. Tais componentes estão normalmente associados a chumbo, parabenos e demais elementos prejudiciais, mas que causam ainda mais danos em peles sensíveis e alérgicas. Um dos principais motivos para o surgimento de movimentos contra a testagem de produtos em animais refere-se exatamente à crueldade dos procedimentos responsáveis por tirar a vida de seres pertencentes a diversas espécies. Pesquisa do Ibope divulgada pela Sociedade Brasileira de Vegetarianismo mostra que 14% da população brasileira se declara como vegetariana (conforme dados de abril de 2018).

Beleza com Saúde

Por isso, cada pessoa que faz escolhas conscientes de consumo é importante para que essa mudança aconteça. Com a crescente demanda por produtos veganos, mais empresas estão começando a oferecê-los. Os produtos veganos são aqueles que não contêm nenhum produto ou subproduto de origem animal. O veganismo é um modo de vida que exclui todos os produtos de origem animal, incluindo laticínios, ovos e mel. Para um produto ser considerado vegano, ele precisa ter o certificado de origem dos ingredientes.

Eles utilizam componentes mais leves e suaves e diminuem os elementos químicos em relação às outras opções, o que favorece a pele e reduz os impactos sobre ela. Mas na maioria das vezes, é porque para elas isso representa ou faz parte de  um estilo de vida. Os veganos também não usam materiais derivados de animais, como couro, lã, seda e penugem. Talvez você já tenha ouvido falar que alguma conhecida sua é vegana e, por isso, não come carne e nem comidas de origem animal, como queijo, ovo, iogurte e até mesmo mel. As laranjas são uma boa fonte de fibras, vitamina C, tiamina, folato e antioxidantes. Elas fazem ótimos lanches e sobremesas e seu suco funciona bem tanto em molhos quanto em bebidas.

O pão branco pode ter uma reputação de não ser saudável, mas com o pão integral a história é diferente. Dependendo da marca, pode ser uma boa fonte de fibras e proteínas, mantendo-o saciado entre as refeições. Mas fique de olho no rótulo e evite aqueles que contém farinha de trigo branca. O tofu é uma boa fonte phytoterápica vegetal de proteína, ferro e contém todos os nove aminoácidos essenciais. Feito a partir de leite de soja, o tofu tem muitas variedades, incluindo extra firme, firme e sedosa – que também possui seus próprios tipos. Você encontrará ainda mais variedades nos supermercados asiáticos, como seco e inchado.

O que tem nos produtos veganos?

— Substâncias quimicamente sintetizadas nem sempre são ruins, mas algumas podem ter efeito cumulativo na pele e, a longo prazo, gerar danos. Já os produtos naturais, que são mais delicados e livres de conservantes, podem trazer benefícios com o uso contínuo. Além da produção ecologicamente sustentável, o risco de alergias pode ser menor nesse grupo devido a presença de biomoléculas, que costumam ser mais aceitas pelo organismo — sugere a doutora. Os produtos veganos são aqueles que não tem, em sua composição, nenhuma matéria prima de origem animal. Além disso, eles também não podem ser testados ou ter alguma correlação com qualquer espécie.

É rico em vitamina K e vitamina C e uma fonte incrível de folato, manganês, vitamina B6, cálcio e potássio. É uma boa fonte de vitamina C, sendo rica em fibras e água, as maçãs também ajudam você a se sentir saciado. Lembre-se de deixar a casca, pois ela contém a maioria das fibras e polifenóis, que tem um efeito antioxidante. Similarmente, por cerca de R$ 5,00 o quilo, o arroz integral é outro carboidrato saudável para manter em sua despensa. Segundo a Harvard Health, grãos integrais como arroz integral e cevada podem ajudar a diminuir o colesterol. Além disso, também são boas fontes de vitaminas do complexo B, incluindo tiamina e niacina, além de manganês.

Os cosméticos veganos, além de não conterem ingredientes animais, não são testados neles! Cremes, xampus, sabonetes, maquiagens, entre outros, caso sejam veganos, estarão identificados no rótulo do produto. Além disso, os animais utilizados nesses processos são mantidos em alojamentos minúsculos e expostos todos os dias a testes que causam dor e medo. Tais métodos são totalmente dispensados nas etapas de produção de produtos veganos e evitam tamanha crueldade com os animais.

— O custo de produção de um produto vegano pode ser de cinco a dez vezes superior ao custo de produção de um convencional. Existe menos oferta de matéria-prima vegana no mercado que proporcione os mesmos resultados dos convencionais. Assim, muitas vezes é necessário fazer associações de ingredientes para alcançar o resultado desejado. Além disso — explica a química — o processo de certificação é um trabalho longo e demanda um investimento alto.

Segundo a Healthline, estudos sugerem que os nutrientes das bananas podem ajudar a melhorar a pressão sanguínea e a saúde do coração. As sementes de abóbora contêm 7 gramas de proteína por cada 100 gramas de produto, e 13 gramas de gordura, quase metade dos quais são ômega-6. Essas pequenas bombas de nutrientes são uma boa fonte de manganês, magnésio e ferro. As sementes de abóbora também contém os antioxidantes carotenoides e vitamina E, que podem ajudar a reduzir a inflamação. A Associação Brasileira de Veganismo ressalta que a adesão ao estilo de vida vegano contribui para que cada vez mais os animais deixem de sofrer através da exploração e da morte. Além disso, auxilia na diminuição da reprodução artificial deles, pois quanto menor a procura, menor a oferta.

Conhecidas por seu sabor terroso e suco rosa brilhante que mancha tudo o que encontra pela frente, a beterraba é rica em fibras, folato (vitamina B9), manganês, potássio, ferro e vitamina C. A beterraba ralada brilha nas saladas, mas o vegetal também é delicioso quando assado com apenas um pouco de sal e pimenta.ConclusãoEntão aqui está a lista de alimentos e comidas veganas que você pode adicionar no seu cardápio do dia a dia. As bananas são ótimos lanches e adições saborosas a elementos de panificação, não se limitando ao pão de banana, biscoitos e bolos. Eles não apenas tendem a custar pouco, mas também são bastante nutritivas. As bananas são ricas em fibras, o que as torna boas para a saúde digestiva, e contém vitaminas B6 e C.

Esta entrada foi publicada em Aprenda. Adicione o link permanente aos seus favoritos.