Pois, antes de mais nada, os estabelecimentos contam com o bom senso do cliente em saber se o seu pet consegue se comportar ou não no local. Com isso, o animal de estimação pode cafeteria se sentir isolado ou até mesmo abandonado. É muito importante que ele receba carinho e amor diariamente. É importante também considerar se é um bom passeio para o seu bichinho.
Logo, é preciso repensar a estrutura oferecida para que acolher os novos tipos de hóspedes. Algumas permitem que você leve o seu pet e outras possuem um pet que é da empresa em si, e fica lá o dia inteiro. Além disso, estabelecimentos como hotéis quando são pet friendly são um alívio para os tutores de pet. Afinal, é uma dor de cabeça ter que viajar e não poder levar o seu amiguinho. Ter um grande número de estabelecimentos que recebem esses animais de estimação é muito importante. Pois, como falamos antes, muitas pessoas passam o dia fora de casa e acabam deixando os pets sozinhos em casa por muito tempo.
Os espaços que se denominam pet friendly precisam dispor de toda a infraestrutura necessária para receber bem os animais
É o caso de padarias e restaurantes que só podem receber pets na área externa. Além de ser uma forma de respeito à natureza e aos animais, ser um estabelecimento pet friendly tem enormes vantagens para os próprios empresários, tutores e pets. Os pets fazem a festa com água e petisquinhos à vontade, disponibilizados pela equipe do Perro Libre. O espaço é liberado para a circulação dos pets com seus tutores. Com cardápio bastante variado e ambiente aconchegante, o Brado Comfort Food e Pet Friendly é uma ótima pedida de lugar para passear com o cachorro, gatos e outros animais de estimação em São Paulo.
A licença ilimitada permite que os tutores treinem os animais antes de levá-los para o trabalho. Todos os corredores têm água fresca, petiscos e almofadas onde os animais podem relaxar o dia todo. Muitos locais que são pet friendly apresentam selos e placas de anúncios indicando a informação aos frequentadores. É muito comum que essas informações estejam indicadas logo na entrada do estabelecimento. Patrícia cita exemplos de regiões como Capitólio (MG), onde muitos lugares aceitam os animais de estimação quase sem restrições. “Lá não tivemos problemas, qualquer lugar que visitamos e perguntávamos se poderíamos entrar com os pets, não havia problema.
Canal do Pet
Também se destaca a necessidade de, não apenas entender quem é o tutor, que faz questão de levar seu bichinho, mas também o pet que vai a esses lugares. Para se ter um exemplo, de acordo com dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os lares brasileiros já têm mais animais de estimação do que crianças. Se você frequenta shoppings, praças e lojas, já deve ter visto alguma placa anunciando que aquele espaço é pet friendly. Essa nomenclatura, que pode ser traduzido livremente como “amigável para pets”, significa que o local em questão tem permissão para receber animais, como cães e gatos. Para tutores, vale a pena procurar por locais pet friendly na sua cidade.
Entenda o conceito e os benefícios dos lugares Pet Friendly
Para saber se um bar, restaurante ou hotel que o tutor pretende levar o seu pet é realmente pet friendly ou está apenas quer ganhar dinheiro de um tutor desavisado? A expressão pet friendly se refere aos espaços onde os animais de estimação são bem-vindos. Lugares como cafés, restaurantes com área externa e shoppings são exemplos de lugares amigáveis aos animais.
A plataforma Booking.com apurou que 46% dos brasileiros consideram importante viajar para destinos e acomodações pet friendly. Ainda segundo a empresa, a taxa de limpeza não será aplicada aos usuários em questões relacionadas a “pequenas quantidades de pelos de animais de estimação, odor de animais ou desgaste típico”. Todavia, o valor poderá ser aplicado em casos de incidentes, como urina, fezes, vômito e excesso de pelos. Contudo, não existe uma restrição muito clara para esse limite de animais de estimação. Na central de ajuda, a companhia sugere ao motorista combinar com o passageiro “caso o usuário possua mais de um” pet.
Tem lugares que aceitam, mas é possível notar que o cão parece não fazer parte daquele ambiente. Um ótimo local pet friendly de São Paulo é a cervejaria Perro Libre com um ótimo cardápio de cervejas artesanais, lanches, pratos e porções variadas para humanos. Por fim, cabe dizer que, se não houver áreas fechadas, onde os pets podem circular em segurança, é preciso mantê-los na guia o tempo todo. “Toda a equipe precisa ser treinada por meio de seminários com conteúdo teórico e prático.
Sendo assim, ser capaz de acomodar animais de estimação pode ser o impulso que o seu estabelecimento precisa. Portanto, tornar o estabelecimento pet friendly é também uma oportunidade de negócio para eles. Inclusive, muitos estabelecimentos não só aceitam a entrada de animais como também muitas vezes a estimulam. O termo pet friendly pode ser traduzido como “amigo dos animais”, ele é utilizado para identificar estabelecimentos que os animais são aceitos e podem permanecer. Tem parques, praias e festivais exclusivos para bichos e seus tutores.