Psicanálise e psicoterapia psicanalítica: tangências e superposições

Isso porque, ao contrário dos psicanalistas que se afastaram do criador, Lacan propusera um retorno às origens. Nisso, recorria constantemente ao trabalho de Freud para revitalizar a abordagem e entregar conceitos mais completos. Os fundamentos da Psicanálise propõem um resgate de clareza sobre a estrutura psíquica do indivíduo. É como se fosse um raio-x, falando de forma simplista, sobre o que acontece mentalmente com um pacienteCurso de psicanálise. No decorrer da terapia, ele entregará aos poucos o que esconde em sua natureza e que compromete sua saúde.

Um estudo sobre a esquizoidia, a partir da teoria das relações de objeto, é realizado por Gabriel Cunha Nunes e Carlos Augusto Peixoto Junior, em “A experiência esquizoide segundo Fairbairn e Guntrip”. Contrastando as colaborações desses dois autores, busca-se analisar as falhas ocorridas no desenvolvimento subjetivo que contribuem para as tendências esquizóides. O modelo topográfico, também chamado de teoria topográfica, foi nomeado e descrito pela primeira vez por Sigmund Freud, no livro A Interpretação dos Sonhos (1899).[28] A teoria levanta a hipótese de que o aparelho psíquico pode ser dividido nos sistemas Consciente, Pré-consciente e Inconsciente. Esses sistemas não são estruturas anatômicas do cérebro, mas sim processos mentais. Embora Freud tenha mantido essa teoria por um longo tempo, ele a substituiu amplamente pela teoria estrutural.[29] A teoria topográfica permanece como um dos pontos de vista metapsicológicos para descrever como a mente funciona na teoria psicanalítica clássica.

Modelos e teorias[editar editar código-fonte]

Qualquer interferência em uma dessas etapas evidenciaria problemas na formação da personalidade. A fundamentação prática da psicanálise visa trabalhar com as resistências do paciente, que estão na raiz do seu adoecimento. O que está em primeiro plano na análise é permitir o surgimento do fenômeno do inconsciente. O paciente deve se sentir livre para se expressar da forma que desejar, livre de quaisquer julgamentos e preconceitos por parte do analista. O psicanalista atua com base nas teorias desenvolvidas por Sigmund Freud, no século XIX. Desse modo, o profissional pode desvendar sentimentos obscurecidos pelo subconsciente, motivados por memórias negativas do paciente.

É preciso que se avaliem as propostas de diversos psicanalistas para que se chegue a uma conclusão mais rica. Neste ponto se dá a repressão de impulsos sexuais e origem à construção do pensamento lógico. Começando entre o 2° e o 3° ano de vida, a criança sente prazer em reter ou expulsar suas fezes. Dentre as consequências do mal desenvolvimento pode haver organização impulsiva, mania de limpeza ou reprimir emoções. O inconsciente diz respeito ao local em que nossas ideias reprimidas e desejos ficam guardados.

Quais são as características da clínica psicanalítica?

(…) Isso tem um efeito de produzir pessoas mais assustadas, mais medrosas ou, dependendo da constituição da pessoa, mais arrogantes, onipotentes. Muitas vezes, o que observamos é que realmente o álcool e a droga estão funcionando como antidepressivos para vazios ou melancolias muito precoces que, obviamente, não conseguem suprir, e vão cada vez mais adoecendo esse adolescente. O déficit de atenção é a atenção afetiva; esse sujeito não consegue prestar atenção, esse adolescente de hoje não consegue reconhecer o lugar que o outro ocupa. Parece que tudo vai ser resolvido na superfície, e não por uma medida de profundidade, mudanças na aparência, a ilusão de que há soluções rápidas e imediatas para tudo. Esse conjunto de fatores da nossa cultura empobrece significativamente a capacidade simbólica.

A clínica psicanalítica: entre entornos e contornos

Cada um se manifesta de um jeito, negando o sofrimento, desmentindo, se atrapalhando ou se confundindo, seja o que for. Com isso se amplia o alcance da análise, se amplia o alcance do método psicanalítico. Esse sujeito chega na adolescência com repetições de desamparo a si próprio.

A psicanálise de origem francesa que veio afinal compor o panorama da psicanálise no Brasil teve a vantagem de se mostrar muito mais flexível à diversidade do pensamento psicanalítico como um todo. Green e os que seguem a trilha por ele aberta ou que simplesmente nele se inspiram constituem exemplos importantes na perspectiva de abertura e diversidade. Convivem, por vezes se aproximam em aspectos específicos, mas, principalmente, deixam-se tomar uns aos outros de modo crítico e, muitas vezes, produtivo, contribuindo para a apreensão e compreensão da clínica psicanalítica. Tais autores tiveram o mérito de deixar a psicanálise inglesa e americana aproximar-se da psicanálise francesa muito inspirada que era em Freud, até mesmo por força do projeto lacaniano.

A importância dos fundamentos psicanalíticos

Consideramos que temos que estar muito atentos à escuta da criança para desvincular seu tratamento de um pedido da assistente social, no sentido de ser uma obrigação da qual ela não pode fugir, uma vez que se encontra em situação de tutelada. Nesse sentido, ressaltamos para ela e para o educador (quando nos é dito que a criança não quis vir, que fez pirraça) que ela não é obrigada a vir (que pode faltar a uma consulta ou outra, ou mesmo interromper o tratamento, lembrando que é importante vir falar conosco diretamente). Para compreendermos as particularidades da psicoterapia de orientação analítica, é fundamental situarmos o contexto histórico que propiciou o seu surgimento.

Esta entrada foi publicada em Aprenda. Adicione o link permanente aos seus favoritos.