Tudo sobre arquitetura: saiba as características que você precisa conhecer

A presença dos arcos, típico do estilo dórico, é um exemplo de estilo presente nos templos e palácios da Grécia Antiga. Um dos principais exemplos da arquitetura grega é o Parthenon, templo construído no século V a.C. Por isso, criamos este guia completo com a história, principais características da arquitetura moderna e um panorama de grandes arquitetos modernistas brasileiros. As principais características da arquitetura moderna são os formatos irregulares, distorcidos e fragmentados, além de formas orgânicas e o forte apelo para o uso de técnicas e materiais sustentáveis e ecologicamente corretos.

A partir de 1929, com o início da Grande Depressão, inaugura-se uma corrente de crítica à arquitetura moderna que se estabelece até o final da década de 1970. A arquitetura pós-moderna tem representantes na América e Europa e coloca em cheque alguns princípios centrais do modernismo a partir de uma nova perspectiva histórica e compositiva, tanto em discurso, quanto manifestos e projetos construídos. Adotou-se, para tanto, diversas estratégias de embate e questionamento, ora por uma vertente de ironia, ora por um intenso interesse e investigação da cultura popular. No contexto norte-americano, o livro Aprendendo com Las Vegas é uma das obras seminais da reflexão pós-moderna. A partir do século XVIII a arquitetura do período neoclássico iniciou seus esforços para retomar a linguagem do que se produziu na antiguidade clássica grega e romana. O retorno às raízes da produção cultural europeia desse momento faz ressurgir uma arquitetura de orientação racional e simétrica que se origina como uma resposta anti-barroca.

Planilha: Orçamento de obras

Seguindo esse exemplo, a escola Bauhaus, fundada em Weimar, na Alemanha em 1919, redefiniu os limites arquitetônicos estabelecidos anteriormente ao longo da história, vendo a criação de um edifício como a síntese definitiva – o ápice – da arte, artesanato e tecnologia. A construção evoluiu primeiro da dinâmica entre necessidades (como abrigo, segurança, culto, ) e meios (materiais de construção disponíveis e habilidades auxiliares). À medida que as culturas humanas se desenvolviam e o conhecimento começava a ser formalizado por meio de tradições e práticas orais, a construção se tornou um ofício, e “arquitetura” foi o nome dado às versões mais formalizadas e respeitadas desse ofício. É amplamente assumido que o sucesso arquitetônico foi o produto de um processo de tentativa e erro, com progressivamente menos tentativas e mais replicação, à medida que os resultados do processo se mostraram cada vez mais satisfatórios. O que é chamado de arquitetura vernacular foi e ainda é a arquitetura de diversos povos durante a história, cada um com suas particularidades, e ela continua sendo produzida em muitas partes do mundo. De fato, edifícios vernáculos compõem a maior parte do mundo construído que as pessoas experimentam todos os dias.

Ou seja, nesse estilo imperam a simetria, a solidez, o uso de materiais rígidos e estruturados, tal como o mármore e as pedras. Conheça a galeria online da Laart e o nosso acervo exclusivo de obras modernistas. Todas  vêm com certificado de autenticidade e você as recebe em casa com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo de arte.

Com essa técnica foi possível a construção de templos enormes de pedras com coberturas muito pesadas. As pirâmides estão aí até hoje para mostrar a força da arquitetura e engenhosidade egípcia. A civilização egípcia teve origem a cerca de quatro mil anos antes de Cristo com a união politica dos povos que habitavam o Rio Nilo. A arquitetura egípcia, assim como a dos povos da pré-história, foi marcada por grandes templos para os deuses, além das famosas tumbas para os faraós. Não é possível afirmar exatamente quando e onde a arquitetura surgiu na história da humanidade.

Assim, criou a arquitetura orgânica, propondo a conexão do homem com a natureza. Bem à frente de seu tempo, Frank Lloyd Wright nunca teve uma educação formal em sua área, mas conseguiu, como poucos, conceber novas formas e métodos de construção. Lina assina grandes obras da arquitetura nacional como a nova sede do MASP, de 1957, o edifício do Sesc Pompéia, de 1977, o Teatro Oficina, de 1984, e a Casa do Chame-Chame. Sua percepção da cultura brasileira por meio de um ponto de vista antropológico uniu seu estilo de vanguarda estética e a tradição popular.

Características e diferenças de 12 estilos arquitetônicos

Então, para quem está pensando em ingressar na área, ter esse perfil já vai ajudar a seguir em busca do caminho do sucesso na profissão. Você assinou nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo. Por isso, neste tópico decidimos destacar uma obra de outro estado do Sudeste — o Museu do projeto residencial Amanhã, no Rio de Janeiro. Inaugurada em 2015, essa construção futurista proporciona uma experiência extraordinária aos seus visitantes. Trata-se da Igreja de São Matias, que foi construída no século XVII, mas nunca foi finalizada. Na praça à frente fica um pelourinho, usado no período colonial para açoitar os escravos desobedientes.

Esses textos forneceram conselhos gerais e prescrições formais específicas ou normas, como as de Vitrúvio em De architectura. A filosofia da arquitetura é um ramo da estética, que lida com o valor estético da arquitetura, sua semântica e relações com o desenvolvimento da cultura. Isso só foi possível após a invenção da agricultura e a domesticação de diferentes espécies vegetais e animais .

Materiais que você não pode deixar de ver

Um de seus fundadores e principais nomes, Walter Gropius, apostou em métodos de ensino revolucionários e aplicava esses princípios em suas obras, modernas e funcionalistas. Arquitetura é a disciplina que tem como finalidade a organização do espaço antropizado em que vive o ser humano. Refere-se principalmente ao projeto e construção de um edifício ou ambiente construído. Combina aspectos técnicos e artísticos, juntamente com estilos e métodos de projeto das construções de uma época. Em outras áreas, como, por exemplo, ciência da computação, o termo arquitetura se refere à estrutura geral de um sistema, sendo como um sinônimo de algo que projetado ou a forma como funciona.

Esta entrada foi publicada em Aprenda. Adicione o link permanente aos seus favoritos.