Diversos autores têm apontado os benefícios da incorporação da Inteligência Artificial nos cursos à distância. De acordo com Santos et al. (2021), a IA pode facilitar a personalização do ensino, aprimorar os métodos de avaliação e promover a interação entre alunos e professores. A personalização do ensino é possível por meio da análise de dados, permitindo a identificação das aptidões, habilidades e necessidades individuais, sugerindo conteúdos, atividades e materiais personalizados para cada aluno (Oliveira & Leite, 2021). Por meio da coleta e análise de dados, a IA pode identificar o perfil e o ritmo de aprendizado de cada estudante, oferecendo conteúdos e atividades personalizados que atendam às suas necessidades e dificuldades específicas. Além disso, a IA pode fornecer feedbacks instantâneos aos alunos e recomendações para melhorias, aumentando assim sua motivação e envolvimento no processo de ensino-aprendizagem.
outro aspecto relevante é o reconhecimento do papel e da importância da metodologia a distância, permitindo acesso de pessoas excluídas do modelo atual ao ensino superior. A Tabela 4 ilustra as correlações entre as variáveis avaliadas no questionário, visando a verificar quais os fatores que se influenciam mutuamente na determinação de um aluno propenso ou não a aceitar a metodologia da educação a distância. O primeiro resultado a destacar é a significativa correlação entre o conhecimento prévio dos softwares e a frequência de acesso a computadores e ao fato de possuir o equipamento em casa. Pelos dados, verifica-se que a posse do equipamento e a frequência de acesso ao mesmo facilitam o aprendizado.
Depois, defina qual o plano/mensalidade mais se encaixa com você, e realize o upload das suas aulas. Os alunos que disseram se distrair com celulares tiveram 15 pontos a menos que os estudantes mais concentrados. “O desafio é promover a integração da tecnologia digital em ambientes de aprendizagem, minimizando ao mesmo tempo o seu potencial de distração”, afirma o relatório da OCDE. Oito em cada 10 alunos brasileiros de 15 anos disseram que se distraem com o uso de celulares nas aulas de matemática. Outros países como Argentina, Canadá, Chile, Finlândia, Nova Zelândia e Uruguai registraram o mesmo indicador. Em resumo, acreditar no ensino híbrido é reconhecer seu potencial para transformar a educação, tornando-a mais acessível, personalizada e relevante para as necessidades dos alunos e da sociedade contemporânea.
Estratégias para Manter os Alunos Engajados em Aulas Remotas
Assim, deve-se avaliar com cuidado e acompanhar de perto a implantação ou adoção das TICs no ambiente educacional, de forma que elas venham possibilitar o crescimento e o desenvolvimento do potencial humano e científico dos alunos, mas que não sejam vistas ou tomadas como um fim em si mesmas. Essa proposição levanta uma questão acerca da tecnologia e do papel da educação na sociedade contemporânea. A tecnologia e os conhecimentos tecnológicos gerados inundam os mercados e a sociedade, gerando uma corrida sem fim pelo novo, pelo moderno, pelo mais bonito e mais funcional, muitas vezes sem levar em conta a real necessidade de tal aparato e de sua contribuição para a felicidade ou para a eficiência das pessoas.
A educação é, sem dúvida, a melhor forma de crescimento pessoal e de ascensão social na cultura contemporânea. É através da educação de qualidade que se torna possível a migração de uma classe social para outra e a busca por melhores condições de vida na sociedade capitalista do século XXI. A educação sempre busca maneiras de melhorar a qualidade do ensino e promover o aprendizado signi… A flexibilidade e adaptabilidade fazem parte do pacote, já que podem precisar ajustar seus métodos de ensino dependendo das necessidades dos alunos.
Além disso, a instituição de ensino que deseja aplicar o blended learning pode utilizar ferramentas digitais para a comunicação entre os participantes do processo, como alunos, educadores, responsáveis pelos estudantes Cursos de Contabilidade online e gestores. Também conhecido como educação híbrida ou ensino híbrido, o blended learning é uma metodologia ativa que tem como principal objetivo unir elementos presenciais e online. Entre os principais diferenciais do blended learning está a valorização do aluno como protagonista, ou seja, o estudante recebe autonomia e pratica o aprendizado colaborativo. A escolha da sua plataforma EAD também é muito importante, já que será através dela que os seus alunos terão acesso às suas aulas .
Nascimento e Trompieri Filho (2002, p. 88) conceituam EaD como sendo “[…] a modalidade de ensino/aprendizagem no âmbito da qual os educadores e educandos não estão necessariamente juntos, fisicamente, mas podem estar interligados por meio de ferramentas tecnológicas do tipo síncrona e assíncrona”. Assim, nessa metodologia, apesar da não presença física, o professor e o aluno podem manter contato, via TICs, por um lapso de tempo maior e trocar informações em tempo real. No primeiro tópico são discutidos os aspectos teóricos e empíricos, baseados em trabalhos científicos já realizados, que apresentam a educação como a ferramenta por excelência para o crescimento individual e social de um cidadão. Na segunda parte, discutem-se os aspectos positivos e negativos, bem como os impactos no processo educacional da adoção da tecnologia da informação (TI), que vem ganhando espaço significativo ao longo das últimas décadas. avaliar a percepção dos acadêmicos em relação às vantagens e desvantagens da metodologia de educação a distância em relação ao ensino presencial.
Tecnologias para o ensino híbrido: quais são?
Esta nova forma de interação social permitiu aos estudantes de línguas se comunicarem por e-mails, salas de discussões e fóruns de interatividade. Neste sentido, a rede de internet possibilitou a prática da língua com a comunicação entre pessoas com recursos como o uso do MSN e vídeo e áudio. Posteriormente, através da web, também foram criados materiais que poderiam ser compartilhados em redes sociais e de pesquisas como no Orkut, blogs, YouTube, Wikipédia (PAIVA, 2015).
Nesse cenário entra em foco a necessidade de refletir sobre o que é considerado relevante para o aprendizado, principalmente quando a temática diz respeito à educação superior profissional, e qual a estratégia eficaz para avaliação. Desafios como esse incluem a reflexão sobre valores e comportamentos aprendidos pelos alunos, sendo que “[…] a finalidade do processo de avaliação nunca foi apenas o de verificar as aprendizagens, mas também de estabelecer um controle sobre o comportamento e seus valores” (CHAGAS, 2020, p. 45). A linearidade do presencial assume novas direções, uma vez que o tempo passa a ser similar ao do preconizado pela modalidade de ensino a distância. Ao adotar e adaptar novas tecnologias, podemos trabalhar para criar uma experiência de aprendizado mais rica, mais envolvente e verdadeiramente global. Isso se assemelha ao uso de VR no ensino remoto, onde os alunos podem “visitar” diferentes locais ou cenários.
Qual é a importância da tecnologia na educação?
Com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino online, muitas instituições de ensino estão buscando incorporar a Inteligência Artificial em suas plataformas educacionais. A Inteligência Artificial tem sido cada vez mais utilizada em diversos setores da sociedade, inclusive na educação. A sua inserção nos cursos à distância pode trazer diversas vantagens, como personalização do ensino, melhoria na avaliação e na interação entre alunos e professores. No entanto, também existem desafios a serem enfrentados, como a necessidade de adaptação dos materiais e da metodologia de ensino e a garantia da ética e da privacidade dos dados dos alunos. Este artigo apresenta algumas experiências brasileiras e estrangeiras acerca da utilização da IA nos cursos à distância, discutindo as principais vantagens e desafios, bem como as possibilidades que essa tecnologia oferece para a personalização do ensino e a melhoria da interação entre alunos e professores.
Para isto, são utilizados, chats de bate papos, fóruns de discussões, e outras ferramentas de interação. Com a tecnologia, os alunos podem aprender de acordo com seu próprio ritmo e estilo de aprendizagem. Plataformas educacionais online oferecem recursos adaptativos, que ajustam o conteúdo e as atividades conforme o nível de habilidade e conhecimento de cada estudante. A tecnologia permite que os estudantes acessem uma vasta quantidade de informações e recursos educacionais de forma rápida e fácil. A internet, por exemplo, é a principal fonte de conhecimento que pode ser explorada pelos estudantes e professores para complementar suas aulas e realizar pesquisas.
Para tanto, foi realizado uma revisão sistemática de literatura sobre o conceito de métodos de ensino ativo nos últimos 10 anos, utilizando o banco de dados ISI Web of Science® da Thomson Reuters. Procurar-se-á identificar as características dessa metodologia mais ativa, assim como as principais metodologias ativas empregadas em sala de aula, além das áreas de estudos que mais as aplicam, como forma de propor um panorama da área de estudo analisada. Para tanto, a implementação das metodologias mais ativas como forma de melhorar a aprendizagem ainda necessita de maiores estudos (MELO PRADO et al., 2011; SOBRAL; CAMPOS, 2012). Ao ler o artigo e os comentários que seguem em relação a ele, sobre os prós e os contras do AVA é quase unanimidade o consenso sobre as vantagens dos usos das novas tecnologias. No entanto, o uso das tics, exemplo, AVA, etc…, apresentam algumas barreiras para um número significativo de indivíduos abandonados a própria sorte nos confins do Brasil, uma vez que os recursos disponíveis ao acesso para uma grande maioria deixam a desejar.