Outra das vantagens do e-commerce é que seu desenvolvimento permite à marca não apenas manter os consumidores que já realizam negócio com ele, mas também atingir novos públicos e aumentar o leque de seu público-alvo. Vantagem em poder apresentar todas as informações do produto, como marca, modelo, tamanho, peso, dimensões, fotos de qualidade, vídeos explicativos, preço, fretes e tempo de entrega. Por isso é tão importante fazer uma descrição perfeita, você pode conferir nesse link 12 dicas inteligentes para você fazer Cupom Amazon Beleza uma descrição de produto perfeita e atrair ainda mais clientes. Se você ainda tem dúvida à respeito de loja virtual ou loja física, descubra quais são as vantagens e desvantagens antes de aventurar-se no mundo virtual. Cuidar do setor de logística é um dos mais complexos desafios em um e-commerce. Qualquer falha nesse trabalho pode comprometer o sucesso do negócio — afinal, quase todas as etapas tem alguma relação com a logística, desde a entrega correta do produto até a satisfação de quem comprou em sua loja virtual.
Sendo assim, para corrigir esse problema, você precisa oferecer recursos online e offline que facilitem a compra e também as trocas e devoluções. Um dos métodos mais populares de acompanhar seu mercado é fazendo pesquisas de palavras-chave. Esse tipo de análise ajuda você a conhecer melhor as tendências atuais da sua área, oferecendo insights sobre as necessidades e desejos do seu público.
Variedade de produtos
A internet abriga muitas lojas eletrônicas, o que pode tornar este meio um tanto quanto competitivo. O investimento financeiro para abrir um E-Commerce é bem menor do que a loja física. A construção também é mais rápida, dado que boa parte da estrutura e de ferramentas fundamentais já se encontram praticamente prontas. Além disso, a depender do tipo de negócio, é possível encontrar tudo o que precisa em um só lugar e com todas as informações disponíveis, através da descrição do produto.
COMÉRCIO ELETRÔNICO: VANTAGENS E DESVANTAGENS
Ainda existem muitos clientes que não se sentem seguros de informar seus dados pessoais ou bancários, número do cartão de crédito, etc. Contratar uma empresa especializada no assunto é muito importante, levando em consideração que devem ser realizados protocolos de segurança para proteger os dados dos clientes. Obtenção de certificados de segurança e “blindagem” contra fraudes e hackers podem custar caro, mas lembre-se que investir em segurança é fundamental para atrair o cliente. Como todo modelo de negócio, a loja virtual também tem pontos que podem ser considerados negativos por quem ainda não tem o preparo necessário.
Vantagens de abrir um E-Commerce
Você pode elaborar um questionário contendo as perguntas mais frequentes do público e disponibilizar suas respostas na loja virtual. Assim, você garante que o consumidor consiga informações relevantes sem precisar acionar um funcionário. Tráfego no site, taxa de retorno, faturamento mensal, volume de transações e ticket médio são apenas alguns exemplos de métricas e informações que você obterá ao fazer uso de uma boa plataforma de e-commerce.
Os números mostram, em 2016 estima-se que o e-commerce cresça 18% em relação ao ano passado. O comércio varejista virtual, incluindo micro e pequenas empresas, movimentam 40 bilhões de reais. No primeiro semestre de 2015, o varejo físico cresceu somente 4,2%, enquanto o mercado virtual cresceu 16%. As compras realizadas por dispositivos móveis, como celulares e tablets, vem apresentando um crescimento acelerado, somando 30% dos pedidos efetuados em lojas virtuais. Loja aberta e produtos disponíveis para o cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, nos feriados e finais de semana, sem nenhum custo adicional. Para a maioria dos estabelecimentos físicos, funcionar além do horário comercial, requer pagamento de hora extra para os funcionários.
Mas lembre-se que um e-commerce é uma empresa como qualquer outra e precisa ser planejado antes de entrar em ação. Quanto à experiência da compra, há pessoas que valorizam muito conhecer o produto ou a atenção cara a cara, então é um ponto negativo para uma loja online quando comparada ao comércio tradicional. Ainda, alguns tipos de negócios específicos não serem possíveis de realização na internet ante à própria natureza dos produtos (como a venda de remédios controlados). Entretanto, há cada vez maior desenvolvimento de tecnologias e até mesmo legislações que visam fomentar o e-commerce ante a importância dele e à facilitação trazida. Leva-se em consideração a facilidade de poder comparar, rapidamente, preços e produtos, em diversas lojas. Baixo investimento inicial em comparação com o investimento de uma loja física (aluguel ou compra do imóvel, contratação de funcionários, impostos, móveis, decoração, limpeza, entre outros).
Com a tecnologia e o surgimento da internet, surge também uma nova forma de comércio e de atendimento ao consumidor. Em 2015, o comércio eletrônico completou 20 anos no Brasil, surgiu em meados dos anos 90 e cresceu de forma assustadora nos últimos cincos anos. Isso porque existem muitas lojas online que podem vender os mesmos produtos que você e, para que você se destaque e chegue nas primeiras posições dos buscadores, como o Google, será preciso conhecer — e investir — em estratégias de SEO.
Uma das maiores vantagens do e-commerce é que você, como lojista, pode oferecer muito mais praticidade para os seus clientes. Isso acontece porque esse ambiente digital permite fazer pesquisas diversas e comparar preços com bastante facilidade — o que é muito valorizado nos dias de hoje. Além disso, ao usar uma plataforma cloud commerce como a VTEX, por exemplo, você poderá operar a sua loja virtual a partir de qualquer lugar com acesso à internet.