A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens que os alunos da educação básica devem desenvolver. Na educação infantil, as suas diretrizes são voltadas para direitos de aprendizagem e desenvolvimento e campos de experiências. O último dos direitos de aprendizagem trata do autoconhecimento e da construção da própria identidade nas esferas pessoal, social e cultural. A escolinha deve colaborar para que a criança consiga construir uma imagem positiva de si mesma e de seus grupos de pertencimento. Isso acontece durante as experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens da instituição de ensino e dos contextos familiares e comunitários. A BNCC orienta que o trabalho na educação infantil foque em direitos de aprendizagem da criança e campos de experiências.
Afinal, na educação infantil, a criança está inserida em um universo de descobertas. Outro ponto importante para a gestão pedagógica é que a base curricular reconhece a Educação Infantil como uma etapa essencial do processo educativo. O documento identifica objetivamente esse momento — que agora vai dos 0 aos 5 anos do ensino — como uma parte fundamental na formação da identidade e da subjetividade da criança.
O clube de leitura do Quindim possui uma ferramenta única em todo o mundo, disponível gratuitamente no site, que permite localizar livros que trabalham especificamente as competências da BNCC. Esse documento fala sobre como a escola funciona, o que ela pretende, qual a metodologia adotada e proposta curricular. Sendo assim, a partir do momento em que o currículo é revisto, o projeto pedagógico também precisa ser. Pensar na formação estudantil pelo prisma da BNCC não é fácil, mas envolver todos os docentes nessa tarefa pode facilitar. Como são eles, em última instância, que vão levar o que foi planejado para os alunos, nada mais coerente do que envolvê-los desde o começo.
– Corpo, gestos e movimentos
Levei para a sala uma caixa com a imagem da cabeça de pipoca, em referência a imagens do livro. Falei que aquelas eram as ideias, e que elas iriam para a panela (a caixa) para “pipocarem”. Com o auxílio do aparelho de som, trabalhamos as músicas “Pula, Pula Pipoquinha”, do personagem de animação Bob Zoom e “Pipoca”, sucesso da apresentadora Xuxa. Com muita dança, pulos e alongamentos, todos demonstraram o processo que faz o milho se tornar pipoca. As crianças se tornam mais autônomas e passam a ter um papel ativo no aprendizado quando são levadas a refletir sobre o que acontece ao seu redor.
Como a BNCC se aplica à Educação Infantil? Entenda!
A BNCC valida e reforça esse conceito de que as ações de cuidado estão plenamente integradas com as ações de conhecer e explorar o mundo, criando campo propício para a sistematização dos conhecimentos, que acontece na etapa posterior do Ensino Fundamental. Para atender às demandas de um plano de aula BNCC, sua gestão pedagógica precisa de planos de aula adequados, que envolvem um contexto prévio e organizem os conhecimentos que as crianças já possuem. As crianças devem entrar em contato com diferentes formas de manifestações culturais, artísticas e científicas para desenvolver senso crítico e estético sobre traços, sons, cores e formas. Para desenvolver isso, o professor pode criar situações de discussão ou de experiências, como, simplesmente, ficar em frente a um espelho e se observar, a fim de trabalhar aceitação. Depois de brincar, conviver e explorar, a criança vai querer contar e expressar suas experiências.
Bem, com a BNCC, o desenvolvimento integral do estudante será garantido por meio das 10 Competências Gerais da Educação Básica. Mais adiante, você verá o conceito de competências e como ela se relaciona com a Base. Isso não deve dificultar os alinhamentos quanto às diretrizes da BNCC na Educação Infantil — pelo contrário. A Base já apresenta entre seus norteadores um compromisso com a formação afetiva plano de aula pronto como algo indispensável para o desenvolvimento integral dos alunos. “Pode ser muito mais valioso para o desenvolvimento motor a criança passar mais tempo na escada, aprendendo a descer os degraus, do que no parque”, diz Mariana Americano. Além disso, se a criança começa a descer e falha e em seguida o professor a carrega, ela vai achar que não consegue, o que impacta diretamente na autoestima.
Como a gestão escolar pode ajudar os professores a atenderem as exigências da BNCC?
Aqui, é fundamental entender que a organização da base é diferente em cada segmento. Como afirma a própria BNCC, é importante não considerar esses grupos etários de forma rígida, visto que há diferenças no ritmo de aprendizagem e no desenvolvimento das crianças que devem ser levados em conta. É a partir da interação e do convívio com outras crianças, que a criança começa a construir sua identidade e a descobrir o outro.
É importante que as crianças tenham, ao longo de sua jornada escolar, contato com variados tipos de manifestações culturais, a exemplo das artes visuais, do cinema, da música e do teatro. As crianças precisam aprender a reconhecer espaços e objetos desde cedo, por meio da utilização do próprio corpo, movimentos e gestos. Isso é fundamental para que elas compreendam o espaço em que vivem, conheçam a si mesmas e aos demais. É na etapa da educação infantil que os estudantes começam a criar suas noções de autonomia, empatia e reciprocidade, as quais podem ser consolidadas a partir das diversas oportunidades de convivência. É importante que a escola estimule a convivência entre as crianças, para que elas possam construir sua maneira de se manifestar e compreender que existem opiniões e formas de vida diferentes. Segundo a BNCC, a criança deve ter a oportunidade de realizar atividades que a permitam conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural a partir de suas interações no ambiente de aprendizagem.
