Psicologia x Psicanálise: entenda a diferença

Embora algumas dessas abordagens possam focar especificamente na saúde mental, outras abordagens podem abranger aspectos físicos e emocionais do bem-estar do paciente. O campo de atuação do psicólogo é vasto, podendo atuar em escolas, equipes esportivas, empresas, clínicas e hospitais. Na maioria das vezes, eles são procurados para atender pessoas que estão passando por algum tipo de transtorno comportamental, como crises emocionais, luto, problemas no trabalho ou relacionamentos, depressão, fobia e outros casos. No entanto, para ser um psicanalista, não é necessário ter formação em psicologia ou medicina.

No fim do tratamento, o paciente deve ser capaz de lidar com acontecimentos do cotidiano com mais leveza e tranquilidade, sabendo que os aspectos que lhe perturbavam não são mais empecilhos no presente. Não apenas situações, mas relacionamentos também possuem grande impacto em nossa percepção de vida e personalidade.

Psiquiatras e psicólogos não podem intitular-se psicanalistas, salvo se tiver realizado a formação na devida área citada. Na plataforma da Psitto, você encontra todas as informações necessárias sobre terapia para tomar a melhor decisão para o seu caso, desde valores de consultas até horários de atendimento, abordagem e formação de psicólogos e psicanalistas. Diferente do psicólogo, o psicanalista não possui a função de fazer diagnósticos ou tratamentos de condições de saúde mental a não ser que anteriormente tenha completado uma formação na área da saúde. O psicólogo é o profissional graduado na faculdade de psicologia enquanto o psicanalista é o profissional que possui formação em psicanálise. A psicanálise é um método terapêutico que foi proposto pelo médico neurologista Sigmund Freud, no século XX, com o objetivo de entender como funcionava a mente humana, em especial dos que tinham sofrimento mental.

Logo, ela consegue compreender como eles afetam o comportamento humano no dia a dia. Os psicanalistas ajudam pessoas com transtornos de ansiedade, depressão e outros tipos. Além disso, ela é utilizada para que as pessoas consigam compreender melhor suas experiências pessoais, como a falta de concentração ou problemas em relacionamentos. O campo da saúde mental é vasto e complexo, em constante crescimento em todo o mundo. Como resultado, há uma demanda crescente por profissionais capazes de ajudar as pessoas a lidar com problemas emocionais e comportamentais. Psicólogos, psicanalistas, terapeutas e psiquiatras são alguns dos profissionais que atuam nessa área.

O que é melhor psicólogo ou psicanalista?

Como um psicanalista atua?

Agora que você já descobriu o que é Psicologia, é necessário saber o que significa o termo psicanálise. A psicanálise é um método terapêutico criado por por Sigmund Freud, considerado o pai da psicanálise. Assim, esse método de terapia é baseado nas interpretações de falas, sonhos e comportamentos dos indivíduos. Para receber o título de psicólogo, é necessário finalizar a graduação de Psicologia em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo ele, a graduação deve oferecer uma carga mínima de 4.000 horas de aulas. Sendo assim, o total de horas do curso deve ser distribuído em cinco anos de estudos.

Pessoas com outras graduações precisam passar por um processo do Conselho Regional para determinar se podem fazer o curso ou não. Existem também instituições que não exigem uma graduação, porém, não são recomendadas. Através dela, consegue identificar pedaços importantes de informação que o paciente deixa escapar durante a sessão ao falar sobre assuntos aleatórios. A escolha das palavras e da frase é, então, analisada para desvendar quais sentimentos estão atrelados a elas. Neste caso, é aconselhado conversar com o próprio psicólogo sobre as suas dificuldades para que sejam feitos ajustes nas sessões ou para que outra abordagem seja recomendada.

Qual a formação para ser psicanalista?

O psiquiatra forma-se em medicina e, posteriormente, especializa-se em psiquiatria. São cerca de nove a dez anos até que esse profissional possa concluir sua formação. Alguns pacientes, por exemplo, não respondem bem a algumas abordagens Psicanalise curso e maneiras de trabalhar. Há muitas questões envolvidas, desde como será o andamento da sessão até os questionamentos a serem levantados. Por isso, o ideal é conhecer, pesquisar e buscar aquela que mais se adequa ao seu perfil.

Artigos Relacionados

Freud pedia para que seus pacientes se deitassem em um sofá, o conhecido “divã”, de forma que eles pudessem sentir-se mais à vontade durante as consultas. Apesar de os três profissionais (psiquiatra, psicólogo e psicanalista) trabalharem com a mente humana, cada um tem uma função no tratamento da saúde mental. Foi criada justamente porque nem todos os pacientes respondiam aos métodos de tratamento da saúde mental existentes na época. O psicoterapeuta possui deveres e direitos essenciais para o exercício de sua profissão.

O psiquiatra e psicanalista Moises Groisman diz que estamos usando remédios demais. “Vivemos a era dos psicotrópicos, os sentimentos têm sido ‘calados’ com Rivotril, Prozac e afins”. Todavia, o seu foco é identificar os critérios para chegar a um diagnóstico e iniciar um tratamento, bem como acompanhar a sua evolução nas consultas posteriores. De acordo com Freud, alguns sentimentos, memórias e desejos ficam alojados no subconsciente das pessoas e se manifestam por meio de seus comportamentos, os quais envolvem a fala, ações, decisões, entre outros. Se você sentir algum deles por um período considerado mais longo que o habitual, não hesite em procurar ajuda. Assim, eles nos acompanham por um longo tempo e podem se agravar sem termos percepção disso.

Esta entrada foi publicada em Aprenda. Adicione o link permanente aos seus favoritos.