Atividade Física e Saúde

Ainda assim, existe uma dúvida principalmente para quem é iniciante nesse âmbito. Nesse sentido, saiba a diferença de exercício físico para atividade física. Assim como o exercício físico, uma atividade física feita diariamente pode queimar calorias. Varrer a casa pode queimar até 180 calorias, passear com o cachorro Emagrecimento chega a queimar 300 calorias e, cozinhar, 180 calorias. O exercício físico exige regras para fazer movimentos articulados, em busca de melhorar o condicionamento físico. Já parou para pensar que o simples fato de varrer a casa está te levando à prática de uma atividade física que te fará perder calorias?

Juntas, as práticas previnem doenças, melhoram a qualidade de vida e proporcionam mais bem-estar físico e mental. Por serem repetitivos, os exercícios físicos provocam o aumento da musculatura e a redução do peso corporal com mais rapidez, quando comparados às atividades físicas. Além disso, também melhoram a capacidade do sistema cardiovascular, reduzem a pressão arterial, previnem o surgimento de diabetes e outras doenças associadas ao sedentarismo.

Combate a ansiedade e a depressão

Exercícios relacionados ao fortalecimento de músculos, articulações e manutenção de condicionamento físico também são indicados. Praticar atividade física regularmente ajuda no processo de emagrecimento e controle de peso, queimando calorias e mantendo a massa magra. No entanto, é importante frisar que qualquer movimentação corporal precisa de uma constância para trazer algum tipo de benefício para a saúde. “O Colégio Americano de Medicina do Esporte, que é a maior autoridade que temos nesta área, considera que qualquer atividade que se faça por mais de 10 minutos consecutivos já traz benefícios para a saúde”, lembra Del Fraro. “Sair de casa e andar por dois minutos até a esquina e parar por ali, ou varrer o chão por 3 ou 4 minutos e depois se sentar no sofá, isso não vai acrescentar em nada.

Melhores exercícios para desenvolver seu bíceps

Dessa maneira fazer atividade física está mais associado ao campo das atividades lúdicas recreativas. Não há uma especificidade ou metas a serem batidas com aquele treino. Para quem é atleta ou deseja tornar-se, é o responsável pela melhora física, ajudando no aumento de massa muscular, força, resistência, desempenho e foco. Controle do peso, prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição da pressão arterial, redução do estresse, entre outros.

Exercício físico e atividades físicas

A importância da atividade física

Por mais que varrer a casa seja o suficiente para queimar algumas calorias, não vai ajudar no combate a uma doença como a diabetes, ainda que seja realizada com frequência, deve-se recorrer aos exercícios físicos devidamente monitorados. A atividade física está presente de forma ampla no cotidiano, e pode ser indicada por qualquer profissional de saúde para melhorar o corpo e a mente, contribuindo para evitar o sedentarismo. Já para a faixa etária entre 18 e 64 anos, a OMS recomenda 150 minutos de prática física moderada ou 75 minutos de atividades intensas.

É importante que os estudantes compartilhem suas tabelas com a turma, possibilitando assim outros exemplos sobre cada um dos conceitos, que, na sistematização, o professor deve retomar. O fato é que há muitos parâmetros a serem considerados para que o corpo possa colher benefícios do movimento, e aí entram tanto a atividade como o exercício físico. Aqui no Blog Saúde, nós já falamos sobre como sair do sedentarismo e demos algumas dicas e cuidados importantes na hora de colocar o corpo em movimento. A atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis , como as cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e câncer de mama e de colo do útero. Essas enfermidades são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo as mortes de 15 milhões de pessoas por ano com idade entre 30 e 70 anos. Um exercício físico é uma atividade sistematizada, ela geralmente possui um objetivo, como ganhar massa muscular, perder peso, melhorar o sistema imunológico e cardiovascular, tratamento contra depressão, entre outros.

Inúmeros estudos demonstram como a prática frequente de atividade física evita doenças e melhora, até mesmo, nossa disposição para a realização de nossas atividades diárias. A seguir, listaremos os principais benefícios de se praticar atividades físicas e também os riscos de se ter uma vida sedentária. A prática de atividade física ou exercícios físicos é muito importante para manter a energia lá em cima!

A dor crônica pode ser debilitante, mas os exercícios físicos podem ajudar a reduzi-la. Por muitos anos, a recomendação para o tratamento da dor crônica foi repouso e inatividade. Porém, estudos recentes mostram que a atividade física regular, na verdade, ajuda a aliviar as dores crônicas. O importante é que tanto o exercício físico quanto a atividade física mantêm o corpo em movimento, o que é fundamental para a saúde e para a aplicação de possibilidades de movimentação.

Frente a essa mentalidade e também ciente da importância de uma rotina de exercícios e também dos benefícios das atividades físicas, vamos às definições. Você sabia que há uma diferença entre fazer exercício físico e fazer atividade física? É normal não nos atentarmos para essa pequena diferença, contudo se você busca uma vida longe de dores e mais equilibrada o ideal é que você saiba ainda hoje quais são as diferenças entre essas duas práticas. Entre os principais benefícios dos exercícios físicos, estão a queima de gordura, o fortalecimento da musculatura, a aceleração do metabolismo, a melhora do sistema respiratório e a prevenção à diabetes e doenças cardiovasculares. Muitas pessoas pensam que a mudança está apenas em uma ou outra palavra, mas a verdade é que são duas condições diferentes – e entendê-las pode fazer toda a diferença para trazê-las mais vezes para o seu dia a dia.

Esta entrada foi publicada em Aprenda. Adicione o link permanente aos seus favoritos.