Na infância, além de relacionar-se à expressividade da criança, o desenho possibilita a brincadeira – um dos eixos estruturantes da Educação Infantil. A pratica do desenho, além de melhorar nossa percepção visual, também estimula a criatividade, concentração e facilita no aprendizado e sistematização de ideias (que mais tarde podem vir a auxiliar na escrita de artigos e em apresentação). Tal perspectiva não exclui a importância das pesquisas que fundamentem cientificamente as pautas gerais de interpretação mas, como destacam Saur e Pasian (2008), Silva (2008a) e Trinca (1999), a utilização clínica destes instrumentos exige uma atenção ao preparo do clínico que as utiliza para permitir uma melhor Desenhos infantis significação e integração dos dados obtidos. Ao interpretar desenhos nos valemos dos significados dos símbolos derivados da psicanálise, dos folclores, dos estudos dos sonhos, dos mitos e das fantasias. Estes símbolos funcionam como engates a partir dos quais o inconsciente se vale para alcançar o caminho da consciência e, disfarçadamente, encontrar uma forma de expressão. Devemos também estar atentos aos mecanismos de deslocamento e condensação, além de uma vasta gama de tratamentos possíveis dados a estes símbolos para a formação de um desenho final.
alimentos que soltam o intestino preso das crianças
Nesta fase, a criança costuma apresentar um bom domínio das formas e já tem intencionalidade de reproduzir algo em seus desenhos, conseguindo respeitar mais os limites do papel. Logo, é possível notar que a pratica dessa arte pode trazer benefícios como o alivio de estresse e a sensação de confiança, além de aprimorar a capacidade de percepção, concentração e criatividade. Nesta frequência as ondas infravermelhas são produzidas pela agitação térmica dos elétrons em um corpo aquecido. Essa forma de radiação que chega até nós denomina-se processo de transmissão de calor por irradiação. Nas transmissões de televisão, o som e a imagem são transformados em sinais elétricos pelos microfones e pelas câmeras de vídeo; em seguida são codificadas e inseridas em uma onda eletromagnética, processo denominado modulação. O grupo 1 destaca a resposta de um aluno que conseguiu transmitir e organizar sua ideia sobre transmissão de mensagem sem fio, ilustrada na Figura 1, representada pela resposta do aluno A.
Ambos os personagens destroem o proletariado como classe, mas resgatam desta classe certos mitos que a burguesia tem constru�do desde o princ�pio de sua apari��o e at� seu acesso ao poder, para ocultar e domesticar seu inimigo, para evitar sua solidariedade e faz�-lo funcionar fluidamente dentro do sistema, participando de sua pr�pria escravid�o ideol�gica. Geralmente, a classe prolet�ria n�o � representada por nenhuma personagem, da mesma forma que a vida no campo � enfatizada sobretudo no seu aspecto de lazer e n�o no da produ��o. Ela cativa o esp�rito de forma total, j� que nenhuma experi�ncia direta consegue contrariar os seus efeitos, limitados unicamente pela interven��o dos adultos. Para tanto, basta uma boa f�rmula de �venda�, que quase sempre se resume na utiliza��o de uma argumenta��o convincente e de uma linguagem competente e adequada ao interlocutor. Assim, uma palavra � “cognominada chave” quando ela excita o consumidor � compra, desperta sua curiosidade.
Desenhos animados educativos: dicas de programas para enriquecer o aprendizado
Nesse contexto, a met�fora �aldeia global�, tra�ada por Marshall Mc Luhan, ganha novos contornos, em que a imagem se torna predominante como forma de comunica��o e de transmiss�o de informa��o. A crian�a experimenta desde muito cedo estados de fasc�nio, expectativa, excita��o, inibi��o, entorpecimento e, �s vezes, medo, os quais se tornam modos quotidianos de rea��o. Estes estados fazem parte da sua rela��o com o mundo, uma vez que a televis�o constitui uma boa parte do seu universo existencial.
Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. Ao cantar Aquarela em 1983, o cantor Toquinho exprimiu com riqueza de detalhes todos os benefícios do desenho para o cérebro, o principal deles, a capacidade de imaginar e criar uma realidade. Personagem icônico criado pelo renomado autor Ziraldo ganha uma versão animada para a Netflix e convida as crianças a se juntarem às fantásticas aventuras do menino com a panela na cabeça. Visando burlar as leis, geralmente, a m�dia utiliza-se de mensagens subliminares para vender produtos, crimes e tamb�m ideologias. Seja �s claras ou atrav�s de mensagens subliminares, as crian�as s�o as que mais sofrem com essas influ�ncias. Obviamente, a TV � de extrema import�ncia, seja no entretenimento ou na gama de informa��es que ela transmite; entretanto, j� est� comprovado pela ci�ncia que alguns tipos de programas trazem grandes preju�zos na forma��o da personalidade, em especial, quando se trata da personalidade infantil.
Enxaqueca Infantil: Sintomas, Causas e Tratamentos Guia Completo
A um analista engajado e consciente de nada serve um manual de interpretação dos sonhos, pois se é verdade que o sonho utiliza certo simbolismo para expressar os desejos inconscientes, é também verdade que só a análise do sonhador permitirá compreender, porque ele precisou sonhar este sonho, deste jeito. Assim deve-se considerar que além do conteúdo simbólico do sonho, a forma imagética na qual ele se apresenta, temos a forma como ele é lembrado e, nunca é demais ressaltar, temos as associações despertadas por cada um dos elementos deste sonho e o mesmo vale para as produções gráficas. A produção de imagens é uma forma de comunicação de afetos que, a partir daquele que a produz, estimula aquele que as observa a entrar em contato com elas, como uma espécie de linguagem. Como apreciador de uma arte, podemos simplesmente nos deixar levar por esta linguagem, mas como psicanalistas, temos muitas vezes a função de acolher este código de linguagem e comunicação e tentar encontrar um sentido. Assim como nos sonhos, temos imagens que se apresentam, às vezes condensadas, distorcidas, aparentemente desconexas, mas que podem, a partir de um determinado modelo de escuta, adquirir um sentido.
Dessa forma, no sentido de nutri-las com informações e estimulá-las no desenvolvimento do grafismo. Desse modo, quando a criança desenha, ela brinca de registrar um momento, uma ação, um sentimento. Portanto, para profissionais da educação, o desenho torna-se um instrumento valioso de aprendizagem da criança, pois implica na passagem de fases no desenvolvimento infantil. Outras técnicas de animação que podem ser realizadas com a ajuda computacional são o stop motion e a cutout. O stop motion é a animação feita com objetos reais, como bonecos de massinha ou qualquer outro objeto registrado quadro a quadro (como o longa 3D estadunidense Coraline). A cutout é a animação feita de recorte de papel, também gravado quadro a quadro (como a série de animação francesa Charlie e Lola).
Por fim, o que contribuirá para poderem construir suas narrativas, refletir sobre suas ideias e reformulá-las, de modo a elaborar novos conhecimentos. Uma delas deriva do fato de a imagem ser resultado de um programa computacional, o que cria um acervo de algoritmos e variáveis de diferentes imagens para serem usados quando necessário, nas próximas animações. Além disso, como as cenas podem ser tratadas a qualquer tempo, o computador permite que o artista faça escolhas de forma mais eficiente. E a possibilidade da separação de tarefas de um processo que não precisa mais ser linear aumenta, teoricamente, a velocidade da produção, pois, por exemplo, diferentes animadores podem trabalhar ao mesmo tempo com a face de um personagem específico enquanto outros trabalham com seu corpo [Digital Vector (2014)]. Teoricamente, pois existe a possibilidade de a não linearidade processual resultar em refinamentos infinitos de imagens.
Com a evolução das tecnologias da informação e da comunicação, a televisão passou a ser cada vez mais presente nos lares, sendo também reconhecida como uma atividade de lazer para as crianças, paralela às brincadeiras infantis. E os desenhos animados, criados com uma linguagem essencialmente lúdica (cores, movimento, musicalidade, temática e temporalidade) e de fácil compreensão, acabam por absorver maior atenção dessa faixa etária, constituindo não apenas como fonte de entretenimento, mas ao mesmo tempo, influenciando na educação e no desenvolvimento infantil. “Ao usar o lúdico, você consegue fomentar aprendizados importantes, trazer questões e novas perspectivas, mas sem perder o encantamento e a curiosidade, permitindo que a criança explore sua imaginação e crie suas próprias expectativas sobre aquilo que está assistindo”, afirma, Thelma Oliveira, coordenadora pedagógica da EvoBooks. Observou-se que os alunos não estão alfabetizados cientificamente; para esses alunos, é difícil a compreensão da alfabetização científica.
No segundo momento da aula, foi exibido o desenho animado, solicitando aos alunos especial atenção às formas de transmissão de mensagens, necessária para a compreensão do tema e do questionário aplicado anteriormente. Observa-se nas respostas dos alunos G e H desconhecimento tanto de suas ideias previamente construídas quanto do científico. Esse desconhecimento mostra-se na resposta do aluno G, pois ele apenas responde à questão e não tenta justificá-la; o aluno H demonstra um processo de alfabetização que pode não ter sido completado. O Grupo 3 foi composto de duas respostas em que os alunos associam as transmissões de mensagens à eletricidade. Esperava-se que houvesse algum indício de generalização de ondas eletromagnéticas, especificamente com as faixas de frequência do espectro eletromagnético, porém os alunos apresentaram conflitos de interpretações nas suas respostas, associando novamente à eletricidade.
Não deve impor uma forma de desenhar correta, pois isso pode travar habilidades futuras e o potencial criativo das crianças. Quando a criança desenha, ela cria pontes entre seu mundo imaginário e o que é real, externando as suas visões de mundo. Por meio do desenho é possível perceber, por exemplo, se a criança é tímida, se ela tem autoconfiança e também quais os interesses dela. Assim, a tristeza ou qualquer outro sentimento, não será um percalço na nossa vida, uma marca negativa. “A gente tem que ajudar as crianças a produzirem sentido com essa tristeza que existe e que precisa ser vivida neste momento”, elabora Silva, que é coordenadora do curso de pós graduação em Educação Infantil no Instituto Singularidades. Principalmente nos tempos difíceis que estamos vivendo no país, entrando no segundo ano da pandemia de Covid-19 e com as crianças longe da escola.
Objetos e movimentos com traços humanizados auxiliam a criar uma conexão emocional com o espectador. A animação direta se inicia em um ponto de partida e o desenho se desenvolve livremente até chegar no frame final. Por exemplo, antes de um jogador de basquete jogar a bola na cesta, ele flexiona os joelhos.
Foram aplicadas atividades de reforço na disciplina de Língua Portuguesa, utilizando como temática o anime japonês “Naruto” e a animação “Como treinar seu dragão”, que foram desenhos escolhidos pelo aluno no dia que seu perfil foi identificado pela professora. Observamos que os desenhos animados tornaram a atividade mais significativa e contextualizada, motivando a criança na prática da leitura e no desenvolvimento da atividade, que realizou com mais autonomia e protagonismo. A tecnologia e as mídias devem proporcionar uma nova forma de comunicar-se e expressar-se, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem se torne mais efetivo; por isso, ensinar ondas eletromagnéticas torna-se um desafio para o professor conseguir que o aluno reconheça e saiba utilizar corretamente suas nomenclaturas.